Um bom tempo já se passou e agora me sinto mais seguro para falar sobre o meu novo celular. Havia dito que faria uma resenha sobre o mesmo, mas no fim das contas como não posso falar muito das partes técnicas ficou mais para “Notas do Usuário“. Então, vamos lá…

Samsung SGH-F250L Universal Blue

Samsung SGH-F250L Universal Blue

Até hoje sempre que pensei em celulares, pensava em flip. Não consegui me imaginar usando um celular que toda hora fosse motivo de preocupação quanto ao bloqueio do teclado. Mas no momento em que botei as mãos no F250L percebi que não havia motivo para me preocupar. Ele é do formato slider e age de forma bem simples: aberto = teclado liberado; fechado = teclado bloqueado (podendo ser liberado com a utilização de 2 botões) e o único botão que fica livre de qualquer bloqueio é o de volume, ou seja sem dor de cabeça nenhuma.

O celular é totalmente voltado para música, que pode ser acessada através de uma tecla específica que te leva diretamente a ultima música da ultima lista de execução que você escutou, ou através do menu que te permite selecionar entre artistas, álbuns, gêneros, etc. Além disso quase todas as funções do aparelho podem ser feitas simultaneamente a execução da música. Outro fato que me pegou de surpresa e que achei um grande diferencial do modelo é que além de possuir a entrada para o fone de ouvido com o microfone ele também possui uma entrada para fones de ouvido de 3,5 mm, os fones normais de walkman que são encontrados em qualquer lugar, que pode ser muito útil se você preza muito pela qualidade do som e compra fones especias, ou se você quer ouvir música junto com aquela pessoa especial sem precisar de dividir o mesmo fone de ouvido e sem querer, puxar o mesmo do ouvido ao olhar para o lado, ou caso seja meio paranóico em estragar o fone do celular que geralmente são caros e não tão fáceis de se encontrar, compre qualquer um ali na esquina e use sem preocupações.

Quanto aos jogos em Java, ele possui certas limitações, a resolução da tela é 160 x 128 pixels e os jogos não podem passar de 300 kB, mas existem truques para fazer jogos maiores funcionarem. Para instalar basta jogar os arquivos com extensões jar e jad no cartão de memória ou no aparelho e clicar no jad para instalar. Caso o jogo seja maior de 300 kB edite a linha do arquivo jad correspondente ao tamanho do jar e pronto, jogo instalado. Agora a jogabilidade fica um pouco prejudicada devido 2 fatores: as teclas são muito juntas e o celular não compreende quando se apertam 2 botões juntos, ou seja, Guitar Hero só no modo Fácil.

A câmera de 1.3 MegaPixels, como a maioria das câmeras de celular depende muito de fatores externos, principalmente da luz, já que não possui flash. Então serve para guardar momentos interessantes, mas se quiser tirar aquela foto da reunião de família para revelar e mandar para todos depois, use uma câmera de verdade por favor. O mesmo pode ser dito da gravação de vídeos.

Testando a câmera tirando foto do monitor o_O

Testando a câmera tirando foto do monitor o_O

Fora essas funções o aparelho conta com Alarmes, Calculadora (inclusive com seno e cosseno), Bluetooth, Gravador de Voz e todos esses aplicativos presentes na maioria dos celulares.

Agora o que muitos esquecem, mas é o principal em um celular, a qualidade de ligação melhorou muito em relação aos aparelhos anteriores que já tive. Conversar no celular estava se tornando uma tarefa quase impossível, pois não consegui escutar quase nada do que era dito e agora não, ouço tudo em alto e bom som. Não sei aconteceu alguma melhora por parte da operadora, mas acho difícil, pois seria coincidência demais.

Até o momento estou muito satisfeito com o F250l, foi uma escolha melhor do que a esperada. A única coisa que poderia ser melhor é o tema do menu que não pode ser trocado e é um violeta enjoativo.

Então vamos aos finalmentes:

Prós:

  • Celular voltado totalmente a música, inclusive com duas entradas para fone de ouvido e uma delas sendo o plug de 3,5 mm
  • Ótimas opções de configuração de alarme
  • Ótima qualidade de ligação

Contras:

  • Não poder trocar o tema e ter que aguentar aquele violeta para sempre é um pouco frustrante.
  • Não poder definir a gravação de fotos e vídeos diretamente para o cartão de memória